• mudas frutiferas

    Viveiro de Mudas Floresta
    Mudas de arvores frutíferas e mudas nativas, temos mudas de vários tamanhos em lata ou vaso plástico. Lembrado também que temos outra grande variedade de palmeiras: Palmeira Imperial, Palmeira Fênix, Palmeira Jerivá, Palmeira Triangular, Palmeira Areca Bambu, Palmeira Real, Palmeira Leque

Floresta Mudas

Entre em contato

(014) 3441 3501
florestamudas@gmail.com

Mudas Nativas Canafistula
Arvores Nativas de Canafistula

Mudas nativas canafistula

Nome popular: Canafístula
Nome científico: Peltophorum dubium
Família: Fabaceae – Caesalpinioideae
A Canafístula está ameaçada de extinção no estado de São Paulo.

Nomes populares

Canafístula, farinha –seca, faveira, sobrasil, tamboril – bravo, guarucaia, ibirá-puitá.
Ocorrência

Ocorre no Brasil da Paraíba até o Rio Grande do Sul, nas formações florestais do complexo atlântico, e em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul até o Paraná passando por São Paulo nas florestas estacionais semideciduais, geralmente em solos argilosos e profundos. É comum nas formações ribeirinhas.

Variação altitudinal: de 30 a 1.300 metros de altitude

Características gerais

Árvore caducifólia(perde totalmente as folhas no inverno), com 10 a 20 m de altura e 35 a 90 cm de DAP, podendo atingir excepcionalmente 40m de altura e 300cm de DAP na idade adulta.

Características Silviculturais

Canafístula é uma espécie heliófila(Ferreira,1977;Inove&Galvão,1986), medianamente tolerante a baixas temperaturas.

Recomenda-se o plantio a pleno sol, com melhor desempenho silvicultural em plantios mistos, mas podendo ser plantado também em plantio puro. Ocorre naturalmente em solos ácidos até solos de fertilidade química elevada.

Em plantios experimentais tem crescido melhor em solos de fertilidade química média a alta, bem drenados e com textura franco a argilosa. Não tolera solos rasos, pedregosos ou demasiadamente úmidos. É bastante exigente em nitrogênio.

Madeira

A madeira da canafístula é densa (0,75 a 0,90g.cm3) a 15% de umidade. Possui resitência moderada ao apodrecimento. Possui cerne e alburno distintos pela cor, cerne castanho- rosado, com veios mais escuros formando desenhos; cheiro e gosto imperceptíveis; densidade alta; grã revessa; textura grossa. (IPT,1989a)

Utilidade

A madeira é empregada na construção civil, marcenaria, tanoaria, carrocerias, dormentes, serviços de torno, movelaria etc. A árvore além de muito ornamental quando em florescimento, proporciona ótima sombra quando isolada. Pode ser empregada com sucesso no paisagismo em geral. Como planta rústica e de rápido crescimento, é ótima para a composição de reflorestamentos mistos de áreas degradadas